Implante dentário com carga imediata

Com o intuito de otimizar o tratamento de implantes, surgiu a técnica de implantes dentários com carga imediata. Ao contrário da técnica de implantes osseo integrados, em que as etapas cirúrgicas e protéticas são feitas em tempos distintos, levando-se em torno de seis a oito meses para a conclusão do tratamento, na técnica de implantes imediatos, todas as etapas do processo são realizadas em apenas três dias. Mas é preciso ressaltar que este procedimento deve ser indicado apenas em algumas condições clínicas.

A primeira delas é quando houver necessidade de substituir todos os dentes de uma arcada, onde a prótese é fixada por alguns implantes estrategicamente posicionados. Nesta situação, no mesmo dia da cirurgia, já é feita a moldagem e a prova da prótese definitiva e três dias depois, a prótese é instalada.

A outra condição é aquela em que as perdas unitárias anteriores são recentes, existindo ainda estrutura de suporte suficientes (osso e gengiva); neste caso é feita a cirurgia para colocação do implante e na mesma sessão é confeccionada uma coroa diretamente ligada ao mesmo. Nas demais situações, a melhor indicação ainda são os implantes osseointegrados, a técnica mais convencional. Mas é preciso ressaltar que esse procedimento deve ser bem indicado. Para isso a estrutura bucal óssea deve estar em bom estado.

A outra situação é aquela em que as perdas unitárias anteriores são recentes, existindo ainda estrutura de suporte suficientes (osso e gengiva); neste caso é feita a cirurgia para colocação do implante e na mesma sessão é confeccionada uma coroa diretamente ligada ao mesmo. Nas demais situações, a melhor indicação ainda é o método convencional.

 

Conheça outros tratamentos